sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Ordem de répteis: Squamata

A ordem squamata é composta basicamente por animais uma anatomia caudal, em sua maioria ovípara e corpos com escamas. Ela está dividida em três subordens: lacertílios, ofídios e amphisbaenídeos.
LacertíliosO grupo é caracterizado pela presença de quatro patas, pálpebras nos olhos, e ouvidos externos. Compostos por mais de 3000 mil espécies podemos citar como exemplo os lagartos, surgem em diversos tamanhos e variam de poucos centímetros a dois-três metros de comprimento. Muitas espécies podem deixar cair suas caudas quando são ameaçadas ou pegas. Embora seja geralmente inofensiva, a maioria das espécies morde quando é capturada, causando dor intensa nos seus captores.

Ofídios – O grupo é caracterizado por animais rastejantes com corpo alongado e de sangue frio, e corpos com escamas queratinizadas. Compostos por mais de 2700 mil espécies podemos citar como exemplo as serpentes que evoluíram ao longo do tempo hoje estando presente em quase todas as regiões do planeta. Essa subordem é completamente carnívora e seu tamanho pode variar de 75 cm a 10 m de comprimento.


Além de possuir pressas bem diversificas como podemos ver abaixo:

Amphisbaenídeos – É o grupo menos conhecido por possuírem características consideradas estranhas como aparência de verme, olhos pequenos e pouca visão, assim possuindo hábitos subterrâneos. Podemos citar como exemplo as cobras-cegas ou de as cobras-de-duas-cabeças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário